Bárbara Bonvalot - Astrologia
  • início
  • home
  • sobre
  • about
  • consulta
  • consultation
  • aprender
    • aula planetas benéficos & planetas maléficos
    • curso de astrologia
    • oficinas astrológicas
    • masterclass casas de signo inteiro
  • blog
  • contos de fadas
    • a esperta filha do camponês: balança
    • a gata borralheira: virgem
    • o fato novo do imperador: leão
    • a branca de neve: caranguejo
    • o polegarzinho: gémeos
    • joão e maria: touro
    • joão de ferro: carneiro
    • a sereiazinha: peixes
    • o patinho feio: aquário
    • a bela e o monstro: capricórnio
    • o alfaiatezinho valente: sagitário
    • o capuchinho vermelho: escorpião
    • a astrologia dos contos de fadas
  • livro
  • testemunhos
  • contactos
  • contact me

Lua Nova em Carneiro 2023 — Chegar a uma nova casa

21/3/2023

1 Comentário

 
Fotografia
Fotografia de Roman Kraft em Unsplash
Lua Nova: 0˚ Carneiro 49’
Lisboa (UTC +0): 21 de Março de 2023, 17h23
Brasília (UTC -3): 21 de Março de 2023, 14h23
​

No mês passado houve uma dor que se agudizou, uma ferida não atendida que não foi mais possível ignorar. Espero que lhe tenhas prestado a atenção necessária, que a tenhas aceite como uma parte de ti que vai sempre doer, mas cuja existência é um elemento essencial da tua humanidade.

Nas duas últimas semanas também sentimos um aperto, um puxão a trazer-nos para o chão e para realidade das nossas emoções. Se tens tendência para te perderes em subjectividades passivas, podes ter sentido a necessidade de abrir os olhos e de pôr os pés no chão. A realidade pode não ser tão perfeita, mas tem mais corpo e é mais verdadeira.

A primeira lua nova do ano astrológico acontece mesmo no início do signo de Carneiro, ele próprio o signo dos inícios. Logo a seguir Plutão, depois de quinze anos em Capricórnio, entra em Aquário e, pouco depois, Marte despede-se da sua estadia de seis meses em Gémeos (tempo demais para quem costuma passar apenas seis semanas em cada signo) e muda para Caranguejo. Isto tudo com Saturno recém chegado ao signo de Peixes.
 
Inícios, arranques e aberturas são o tema desta lua nova. A chegada a um lugar novo, onde ainda não nos sentimos confortáveis, onde ainda não nos instalámos, mas que sabemos que é onde vamos ficar nos próximos tempos.

Duas Luas Novas, dois inícios

Esta não será a única lua nova em Carneiro deste ano. Ainda antes de o Sol sair deste signo, a Lua alcança-o novamente e, com a proximidade do eixo nodal, a segunda Lua Nova em Carneiro é potenciada por um eclipse solar. Duas Luas Novas em Carneiro, duas oportunidades de início para este ano.

A primeira lunação, que começa agora, pode funcionar como espécie de antecâmara para as mudanças que se anunciam. Há três anos percebemos recebemos ordem de expulsão de um lugar confortável e conhecido. Tivemos que dar um salto no vazio, sem saber onde íamos cair.
 
Até agora estávamos a viver num limbo, num período de transição, sem entender muito bem o que se segue. A viagem acabou e agora estamos a acabar de chegar. Só que ainda vamos ter que desfazer malas, abrir caixas e encontrar uma nova arrumação para a nossa vida neste espaço por estrear.
 
O signo de Carneiro
 
O primeiro signo do zodíaco traz consigo a força bruta dos começos. A imagem que uso nas minhas aulas para descrever este signo é o rebento de uma planta a brotar da terra. A nova vida a nascer lembra-me sempre do forte impulso que é necessário para quebrar a casca da semente, contrariar a gravidade e romper através da terra para a plena luz do dia.
 
Carneiro é um signo de Fogo, extrovertido, e cardinal na modalidade. Põe as coisas em movimento, procura a novidade e, para ele, “parar é morrer” — o que é verdade, já que parar é deixar de ser Carneiro para se tornar Touro.
 
Uma das coisas mais fáceis para Carneiro é separar-se do todo e distinguir o seu próprio contorno. Este signo vive na urgência de dizer “eu sou” e de fazer vingar a sua vontade, sem lastro que o atrase e sem dependências que que o prendam.
 
Sextil a Plutão em Capricórnio
 
A ligação a Plutão, o senhor do mundo subterrâneo, é o aspecto mais apertado desta lua nova, apesar de ser fora de signo (entre dois signos que na não fazem sextil um ao outro, mas sim uma quadratura) e de Lua e Sol já se afastarem de Plutão. A conversa fácil dos luminares com aquele planeta potencia o foco, a capacidade para ver para lá da superfície e ajuda-nos a distinguir o essencial do acessório.
 
Quando fazemos uma mudança, importa deixar para trás o que já não faz sentido, aquilo a que já não dávamos uso e o que não nos vai servir na casa nova.  Ao desempacotar as caixas ainda vamos a tempo de descartar o que ficou obsoleto ou se tornou tóxico. Certifica-te de que ficas contigo apenas o que é realmente teu e apenas o que é realmente essencial, para poderes continuar com mais leveza e com mais verdade.
 
Plutão em Aquário
 
Poucos dias depois da lua nova, Plutão entra em Aquário, onde, nos próximos três meses, vai ensaiar o que será a sua passagem mais larga por este signo entre 2024 e 2043. Por ser um planeta muito lento, as transformações que opera não são imediatamente perceptíveis.
 
Para termos uma ideia do que irá ser queimado, purificado e empoderado nos vinte anos que se seguem, basta prestar atenção aos acontecimentos dos próximos meses na área de vida do nosso mapa natal onde está Aquário.
 
De uma forma mais genérica, deixo aqui algumas ideias para este signo que me são especialmente queridas: inovação, tecnologia e conhecimento científico; romper limites, caos, revolução e emancipação; solidariedade, igualdade e democracia; colectivos, associações e comunidades; trabalho em rede, justiça social e inclusão; diferença, consciência da diferença e aceitação da diferença.
Que temas da tua vida são tocados pela energia de Aquário? Para entenderes melhor as transformações que o trânsito deste planeta vai trazer para a tua vida nos próximos vinte anos e quais os impactos a curto prazo, basta fazer uma consulta comigo. Explicar-te-ei tudinho :)

​Quadratura a Marte em Gémeos
 
Marte, o planeta da força e da acção, recebe esta lua nova no seu domicílio diurno e está contacto os seus hóspedes, por signo com um sextil e por grau com uma quadratura. Assim como o aspecto com Plutão, também este acontece fora de signo e também este é um aspecto que já se desfaz.

Ainda à semelhança de Plutão, também Marte muda de signo dias depois da lua nova. Sai de Gémeos e ingressa em Caranguejo, um lugar de desconforto e inquietação para o planeta do confronto e da pressa. 
 
No seu melhor é uma força inexorável que nos impele a seguir em frente carregada com a energia propulsora e criadora das renovações e dos começos, à procura encontrar finalmente a sua nova casa. O perigo é a dificuldade em distinguir riscos reais de perigos imaginários. É preciso confiar no futuro e não fazer como a mulher de Lot.
​
Síntese da Lua Nova
 
Depois do empurrão que levámos há três anos, agora os nossos pés voltam a sentir o chão. Mas é um chão novo, um território diferente, desconhecido, que nos causa estranheza e desconforto. As próximas semanas são, assim, o momento de chegada a uma nova paisagem, aquele instante em que já aterrámos do salto e levantamos a cabeça para olhar em volta.
 
Olha á tua volta. Por onde é que vais começar? O que é que vais iniciar este mês lunar e que pode ser o teu objectivo deste ano? O que é que não pode mais esperar para acontecer na tua vida? Esta lunação é para virar a página, renovar e dar impulso a coisas novas e frescas. A uma vida renovada e refrescada.
1 Comentário

Lua Nova em Peixes 2023 — Aceitação e cura

17/2/2023

0 Comentários

 
Ilustração em colagem digital. No centro da imagem estão dois peixes cor-de-laranja, um nada para cima e outro para baixo. Atrás dos peixes está uma flor de cor-de-rosa muito claro e atrás da flor saem linhas como se fossem raios de sol. No canto superior esquerdo está a ilustração de uma Lua, no canto superior direito a de um Sol e nos cantos inferiores estão ilustrações de estrelas. Estas ilustrações são a azul. O fundo é uma fotografia debaixo de água com muita luz ao centro e os cantos mais escuros, também em tons de azul.

​Lua Nova: 1˚ Peixes 22’
Lisboa (UTC +0): 20 de Fevereiro de 2023, 7h05
Brasília (UTC -3): 20 de Fevereiro de 2023, 4h05
 

Também sentiste o impulso, a libertação da energia que estava presa há já algumas semanas, meses até? Algumas coisas finalmente voltaram a andar para a frente, resolveram-se ou, simplesmente, ficaram mais definidas.

Com o movimento para a frente que aconteceu nas últimas semanas podemos questionar-nos. Será que merecemos as recentes conquistas? Podemos confiar neste momento ou ele é apenas uma breve miragem? Será que fizemos tudo certo e não vamos sofrer alguma consequência menos desejável lá à frente?
 
Durante este mês lunar vamos navegar no oceano da vulnerabilidade e da inadequação. Se naufragamos ou se chegamos a bom porto vai depender nossa capacidade de lidar com feridas antigas.
 
O signo de Peixes
 
O últimos dos signos. A água mutável e infinita aonde todos os outros signos vêm desaguar. Água é sensibilidade, emoção e introspecção. Os outros signos do mesmo elemento conseguem defender-se do exterior, Caranguejo com a sua carapaça protectora e Escorpião com a sua armadura, mas Peixes está completamente exposto e é vulnerável a tudo o que se passa à sua volta.
 
Júpiter tem aqui o seu domicílio nocturno. O grande benéfico é generoso, abre todas as portas e não conhece limites nem fronteiras. Em Peixes é a vida interior, a susceptibilidade e a imaginação que ficam ampliadas. Se, por um lado, a intuição é a sua maior aliada, por outro, a insegurança e o medo podem criar uma desconexão que se refugia no mundo interno e perde de vista a realidade partilhada.
 
Conjunção a Saturno em Aquário
 
Lua e Sol fazem apenas um aspecto maior, afastam-se da companhia do rígido Saturno ainda em Aquário. Deste encontro trazem um desconforto e uma seriedade, talvez uma memória de solidão e até de rejeição ou abandono. Saturno sabe o que vida custa e fez questão de passar essa aprendizagem às duas luzes.
 
Mas a maior lição do mestre Saturno é a responsabilidade, a capacidade de lidar com a realidade e com as consequências das nossas escolhas. É com este espírito que podemos escolher entrar neste novo ciclo lunar.
 
Júpiter em Carneiro
 
 
Sem mais contactos com outros planetas, esta Lua Nova poderia muito bem ficar refém de Saturno, se não estivesse já no domínio de um outro senhor, mais benévolo e indulgente, Júpiter. O anfitrião dos luminares está em Carneiro e persegue novos sonhos, novas aventuras e novos ideais.
 
Novos caminhos que nos ajudem a mostrar quem somos e ao viemos. A novidade pode já ter alguns meses, afinal Júpiter já veio fazer uma visita a este signo entre Maio e Outubro do ano passado para entrar definitivamente no fim de Dezembro.
 
Júpiter conjunção a Quíron em Carneiro
 
Júpiter também é idealista e exagerado, tem como suas funções elevar e expandir tudo o que toca, e agora aproxima-se de Quíron. Este asteróide, também conhecido como o “curador ferido”, assinala onde nos dói, significa as feridas que nunca chegamos a curar e que, sempre que alguém as toca, nos causam sofrimento.
 
Em Carneiro, Quíron traduz uma ferida de definição, de sabermos quem somos, de afirmação da nossa identidade. Esta ferida pode manifestar-se pela negação ou pela sobrecompensação. Eu evito definir-me porque mostrar quem sou vai eventualmente magoar-me e assim desconheço a minha força, ou eu imponho a minha vontade e forço o meu caminho porque questionar-me e pôr-me em causa me provoca demasiado sofrimento.
 
Com a aproximação de Júpiter vamos sentir vamos sentir a vulnerabilidade, a impotência, o abandono e a rejeição. Os nossos gatilhos vão ser disparados e a nossa capacidade de aceitação do sofrimento vai ser posta à prova.
 
Mas Quíron também é o professor que, apesar de nunca encontrar a sua cura, já percorreu muitos caminhos, já experimentou muitas chaves e tem a generosidade e maturidade suficientes para partilhar com as outras pessoas as respostas que foi acumulando na sua viagem.
Sabes onde está Quíron no teu mapa? E qual é a área da tua vida que vai ser afectada pela entrada de Saturno em Peixes? Marca uma consulta comigo e falaremos das mudanças que estão no horizonte dos próximos meses.

Saturno entra em Peixes
 
Durante esta lunação, Saturno, no momento da Lua Nova ainda em Aquário, termina a sua passagem pelos seus próprios territórios, onde está desde que em 2018 entrou em Capricórnio. Vamos sentir o planeta do constrangimento e dos bloqueios a perder a sua autoridade e a sua influência.
 
A mudança de Saturno para o signo de Peixes vai manifestar-se de forma clara para quem tem planetas ou ângulos neste signo ou nos outros signos mutáveis, Gémeos, Virgem e Sagitário. Pode ser um peso ou um impedimento relativamente a alguém ou a alguma situação, ou pode ser um acréscimo de responsabilidade nessa área de vida.
 
No geral, vai desencadear processos de estruturação ou finalização e a necessidade de encontrarmos um contentor emocional que nos permita viver de forma saudável a nossa sensibilidade e vulnerabilidade.
 
Síntese da Lua Nova
 
A nossa sensibilidade vai ser testada, não para recuarmos ou para a negarmos, mas para percebermos o que temos ainda para aprender e para partilhar. Podes perguntar-te, O que é que o meu sofrimento me pode ensinar? Que feridas eu preciso ainda de aceitar em mim? Até que ponto o que eu estou a sentir é relativo a este momento e que parte vem do passado? O que é que tenho aprendido com esta dor que posso partilhar e assim ajudar mais alguém?
 
Nas próximas semanas a sensibilidade vai estar alta, mas também a vulnerabilidade e a sensação de inadequação, invalidação e não pertença. Reconhece que dói e aceita que existem razões, sejam de hoje ou de ontem, para estares a sofrer. Permite-te partilhar a tua vulnerabilidade e deixa que a tua empatia e a tua compaixão aumentem na mesma medida.
0 Comentários

Lua Nova em Aquário 2023 — Libertação

21/1/2023

0 Comentários

 
Ilustração em colagem digital. No centro está uma criança vestida de aviador e nas costas tem umas asas de avião feitas em cartão. Em baixo dela está a frente de uma locomotiva antiga. Estas imagens estão a preto e branco. Em cada um dos cantos superiores há um jarro que deita água para baixo. Do lado esquerdo da imagem está o planeta Saturno, e do lado direito o planeta Vénus. Ao fundo vê-se uma montanha em tons de azul claro e o céu num azul mais claro. A decoração de cada canto inferior é uma ilustração de hera.
ua Nova: 1˚ Aquário 33’
Lisboa: 21 de Janeiro de 2023, 20h53
Brasília: 21 de Janeiro de 2023, 17h53
 
 
Temos estado a trabalhar duro nos nossos objectivos — sejam eles quais forem —, preparando o terreno para grandes projectos e sonhos ainda maiores.
 
Esta lunação é para libertar e seguir em frente. Isto não acontece de imediato, ainda precisamos de acelerar o passo e de enfrentar as questões que nos estão a pesar. É preciso maturidade, discernimento e audácia.
 
O signo de Aquário
 
O último dos signos de Ar é regido por Saturno, tal como o signo anterior, Capricórnio. Se Saturno em Capricórnio pode tornar-se demasiado rígido e rigoroso, a natureza quente e húmida do ar ajuda este planeta a ir além dos seus limites. Aquarianos gostam de ir aonde nunca ninguém foi, eles são que rompem o padrão e se atrevem a explorar o desconhecido.
 
Mas Aquário também é um signo fixo e as pessoas com esta energia no seu mapa podem tornar-se muito teimosas, ainda que seja apenas para contrariar quem está à sua volta. Ser tomado como garantida é tão contra a sua natureza, que elas vão sempre fazer um esforço para surpreender. Este não é o mais caloroso dos signos de Ar, mas estas pessoas são grandes amigas e entendem melhor que ninguém o significado de comunidade.
 
Conjunção a Plutão em Capricórnio
 
Embora o Sol já se tenha entrado em Aquário, ainda estamos a lidar com os efeitos do encontro do Sol e Plutão em Capricórnio. Alguma coisa que estávamos a tentar ignorar, ou talvez até desconhecíamos, veio à luz nos últimos dias e não é bonito.
 
Alguma situação está a escapar ao nosso controlo. Pode ser um hábito prazeroso, mas pouco saudável a que temos de pôr fim, ou uma relação que tenha chegado a um limite, ou se calhar ficámos a conhecer um medo que nos está a bloquear. Seja o que for, sabemos agora que, enquanto não enfrentarmos e lidarmos com isso, não seremos capazes de avançar e de nos concentrarmos totalmente nos nossos projectos e objectivos.
 
Marte em Gémeos e Mercúrio em Capricórnio ficaram directos
 
Alguns dias antes desta nova lua, tanto Marte em Gémeos como o seu dispositor, Mercúrio em Capricórnio, ficaram directos e ainda estão no mesmo grau em que ocorreu a estação — ambos a 8° do respectivo signo —, enquanto apanham o seu ritmo normal.
 
Sim, coisas que foram bloqueadas, decisões que não estavam a ser tomadas, papéis que estavam a pousados em alguma secretária estão agora a ser resolvidos. As coisas irão acontecer gradualmente, uma vez que os planetas ainda estão a ganhar ímpeto. E nós podemos assegurar-nos de que estamos a fazer a nossa parte, assumindo a nossa responsabilidade e limpando o que já não é necessário nas nossas próprias vidas.
 
Saturno em Aquário
 
O frio e seco Saturno é o senhor desta lua nova e podemos encontrá-lo mais à frente no mesmo signo, seguido pela simpática Vénus. Saturno fará tudo o que estiver ao seu alcance para promover os objectivos desta lua nova em Aquário. Nessa lista objectivos podem estar por exemplo libertarmo-nos de alguns condicionamentos do passado, tentarmos algo invulgar que nunca fizemos antes ou elevarmo-nos mais alto para entender o conceito por trás de certas coisas.
 
Talvez precisemos de dar alguns passos atrás para ganhar perspectiva, mas este desapego é muito útil para compreendermos o contexto maior. Com Saturno em Aquário podemos assumir a nossa liberdade e a nossa autenticidade, sem medo de rejeição ou abandono. Se formos suficientemente corajosos para dar o salto, encontraremos outras pessoas como nós do outro lado.
Queres saber qual a tua área de vida que é influenciada por Aquário? Marca uma consulta comigo e falaremos sobre o significado desta lua nova no teu mapa natal e tudo o mais que for relevante para ti nos próximos doze meses.

​Vénus conjunção a Saturno em Aquário

 
A deusa da beleza e do amor, Vénus, está muito próxima de Saturno, acrescentando uma doçura a esta lua nova, de resto seca e adstringente. Esta ligação também traz o tema do prazer e das relações, mas não se trata de fantasias românticas, como já deves ter adivinhado.
 
Vénus em contacto com Saturno fala de relações maduras, aquelas que passaram o teste do tempo. No signo de Aquário temos um ambiente intelectual, independente e único. Estamos provavelmente a ser confrontadas com algum tipo de decisão relativamente a relacionamentos, amizades ou talvez até parcerias de trabalho. Para avançarmos, precisamos de as levar para outro nível, ou talvez já o tenhamos feito e agora percebemos que afinal não era uma boa ideia.
 
Talvez seja altura de avaliar uma relação ou uma actividade prazenteira e descobrir se está a ajuda-nos a avançar ou se nos está a prender. Vale a pena mantê-la e talvez seja necessário sacrificar alguma para passar a um nível mais alto. Ou o preço é demasiado elevado e é preciso recuperar a nossa autonomia e a nossa liberdade.
 
Síntese da Lua Nova
 
Já chega de olhar para trás. Agora é tempo de fazer escolhas, assumir a nossa visão, e voltar ao caminho. É tempo de perder quaisquer crenças, hábitos ou medos que estejam a impedir-nos de chegar mais alto e de alcançar os nossos objrctivos.
 
O que é que me impele para a frente? O que é que me está a atrasar? Quem apoia os meus sonhos? Quem partilha a minha visão? As respostas a estas perguntas podem ajudar-te a tomar as decisões certas. Mantém a perspectiva do teu conceito e não percas de vista os teus ideais. Ousa libertar-te e a crescer para além dessa caixinha onde já não cabes.
0 Comentários

Lua Nova em Capricórnio 2022 — Arregaçar as mangas

22/12/2022

2 Comentários

 
Ilustração em colagem digital. No centro está uma mandala geométrica com uma cabra montês de cada lado. Ao fundo estão montanhas em tons de castanho claro. Há algumas flores secas de cada um dos lados da imagem com umaa ilustração de hera enredada com elas. Atrás das montanhas, um céu azul e rosa atravessado por linhas rectas, o planeta Saturno à esquerda e o planeta Júpiter à direita.

​Lua Nova: 1˚ Capricórnio 33’
Lisboa: 23 de Dezembro de 2022, 10h16
Brasília: 23 de Dezembro de 2022, 7h16 
 
Os sonhos podem tornar-se realidade. Mas, para que isso aconteça, precisamos de ter os nossos pés bem firmes no chão, mantendo a visão viva nas nossas mentes e, especialmente, nos nossos corações.
 
No mês passado, o caminho para os nossos sonhos tornou-se mais visível e real. Para mim, foi um momento em que pude clarificar os meus sonhos e enraizar os meus objectivos. O que imaginava há uns meses perdeu tracção e propósito. Mas depois outra coisa, que tinha estado sempre presente, cresceu mais do que eu esperava e começou a ocupar um espaço na minha vida maior do que eu tinha previsto. Saturno funciona por caminhos curiosos — e eu fico feliz ao seguir a sua orientação.
 
Espero que também tenhas sido capaz de olhar para os teus sonhos de forma honesta e sensata e que tenhas conseguido remover o que não tem lugar na realidade. Agora está tudo pronto para fazeres o trabalho árduo que é necessário para que as coisas aconteçam. Aproveita esta lua nova muito especial, impulsionada com a poderosa energia dos inícios, e começa a materializar a tua nova vida.
 
O signo de Capricórnio
 
Este signo de terra não é o barro lamacento de Touro, nem a areia refinada de Virgem. Capricórnio é uma montanha rochosa — é preciso esforço, tempo e resiliência para se formar, mas é tão segura e duradoura como uma fortaleza.
 
Ao contrário do signo oposto, Caranguejo, em Capricórnio não encontrarás um abraço carinhoso e aconchegante. Mas podes contar com estrutura, disciplina e uma perspectiva realista que permite manifestar intenções e cumprir planos. Cardinal na modalidade e governado por Saturno, este é um signo muito ambicioso e realista.
 
Embora a seriedade e o pragmatismo possam ser trunfos quando se perseguem objectivos, os Capricórnios podem levar estas características demasiado longe e ficarem esmagados pelo cinismo e pelo desespero. Mas quando mostram o seu lado mais brilhante, sabem reconhecer os seus limites e dificuldades e utilizá-los como contentores e guias para construir os seus sonhos.
 
Quadratura com Júpiter em Carneiro
 
O único aspecto por grau desta nova lua é uma quadratura muito apertada com o aventureiro Júpiter em Carneiro. O planeta dos ideais, crescimento e expansão entrou no primeiro signo do zodíaco na passada terça-feira e ainda se encontra no primeiro grau daquele signo. Este é um grau muito potente, onde está encapsulada toda a impulsividade e franqueza de Carneiro.
 
Júpiter aumenta tudo o que toca e aqui realça as qualidades mais puras e mais cruas de Carneiro e está, simultaneamente, a incitar a lua nova com essas mesmas qualidades. Por um lado, temos o trabalho, a disciplina e a ambição de Capricórnio; por outro, a força, a velocidade e a pura vontade de Carneiro. Ambos signos cardinais. Ambos signos de grandes mudanças e de inícios cruciais.
 
Esta não é uma lua nova vulgar — é uma lua nova do tipo arregaça-as-mangas-e-começa-a-suar. O que quer que comeces a construir agora tem o potencial de se tornar grande, importante e duradouro.
Queres saber de que forma Júpiter em Carneiro te vai afectar pessoalmente? Marca uma consulta comigo e falaremos sobre o que isto significa no teu mapa natal e como podes tirar o melhor partido deste período.

​Saturno em Aquário ainda em quadratura Urano em Touro
 
Saturno, o planeta da ordem e da estrutura, é o responsável por esta nova lua. Saturno está a separar-se de uma tensão com Urano, o planeta do caos e da rebelião, mas isto não é novidade. Este aspecto tem sido o pano de fundo de muitas das mudanças por que passámos nestes últimos dois anos: estruturas estabelecidas a desmoronarem e a confusão a instalar-se, enquanto nós tentamos imaginar e até experimentar modelos para o que vem a seguir.
 
Aconteceram três quadraturas exactas entre estes dois planetas em 2021 e, em Outubro deste ano, estiveram a minutos de arco de distância de aperfeiçoar o aspecto uma última vez. Mas Saturno avançou e agora o aspecto está a enfraquecer.
 
No entanto, ainda estamos sob a influência desta forte tensão colectiva e, porque este é o único contacto que Saturno está a fazer com qualquer outro planeta nesta lua nova, esta quadratura já em dissolução é muito relevante para esta lunação. Já aqui voltamos…
 
Pontos médios
 
Um ponto médio é o ponto que se encontra a meio caminho entre dois planetas e mostra-nos onde as energias dos dois planetas se juntam e se fundem para criar algo novo. Qualquer planeta com um aspecto tenso (conjunção, oposição ou quadratura) a um ponto médio influenciará a forma como esses dois planetas se combinam um com o outro.
 
Quadratura ao ponto médio de Saturno/Urano
 
Esta lua nova de Capricórnio não faz apenas uma quadratura a Júpiter no primeiro grau de Carneiro, mas também uma quadratura do ponto médio de Saturno/Urano, três graus à frente de Jupiter, activando-a e impregnando-a assim com a energia dos começos.
 
(Esta não é a única lua nova deste ano a fazer um aspecto tenso ao ponto médio de Saturno/Urano, ou com Júpiter no primeiro grau de Carneiro. Além disso, não sou de todo especialista em pontos médios — isso é a minha querida amiga e colega Mónica Teixeira —, mas não pude deixar de reparar na combinação de factores poderosos desta lua nova).
 
Assim, temos uma lua nova cardinal governada por Saturno, a receber um forte impulso de Júpiter, e a activar o ponto médio Saturno/Urano, a meio caminho entre o passado e o futuro. Incentivados pela nossa vontade e pela nossa fé, estamos a construir uma estrutura duradoura que irá moldar as nossas vidas lá mais à frente. Não apenas a nível individual, mas também a nível colectivo.
 
Síntese da Lua Nova
 
Este mês lunar não é necessariamente um período feliz, suave ou fácil. Muito pelo contrário. Vamos enfrentar frustração, limites e restrições e será necessária muita força de vontade, disciplina e trabalho duro para chegar aonde queremos ir. Mas talvez, se te juntar a outras pessoas que têm o mesmo sonho que tu, o teu trabalho possa ser alavancado pelo esforço colectivo.
 
Algumas perguntas úteis para esta lua nova: O que quero que seja o meu legado? Que estruturas precisam de ser criadas para me ajudar a alcançar os meus objectivos? Onde ou a quem pode a minha visão ajudar mais? O que é que já existe que eu posso utilizar como base?
 
Não esperes que estejam reunidas as condições perfeitas e preenchidos todos os requisitos necessários. Não vais encontrar melhor momento do que este, por isso, põe-te a caminho. Segura bem o teu sonho, arregaça as mangas e começa a suar!
2 Comentários

Os diferentes zodíacos

12/12/2022

0 Comentários

 
Fotografia

​O zodíaco é o grupo dos doze signos que ocupam a eclíptica, a faixa da esfera celeste por onde o Sol faz o seu trajecto anual.

A palavra zodíaco vem do grego antigo zōidion, que significa “imagem de um ser vivo” ou “imagem de um animal”. Inicialmente, a palavra zōidion referia-se a cada uma das doze constelações que se espalham pela eclíptica e que deram o nome aos signos, sendo zōidia o seu plural.

Na verdade, existem vários zodíacos diferentes, ou seja existem diferentes formas de dividir a eclíptica, dependendo do objectivo com que a estamos a usar. Vou explicar estes três: o tropical, o sideral e o astronómico.

Zodíaco Tropical

O zodíaco tropical é definido pelo Sol e pelas estações do ano. Começa no ponto verbal, o momento do equinócio de Março (Primavera no hemisfério Norte e Outono no hemisfério Sul), e divide a eclíptica em doze sectores de 30° a partir daqui.

O primeiro sector corresponde ao signo de Carneiro, o segundo ao signo de Touro, e por aí fora até ao último signo de Peixes. Este é zodíaco mais popular na astrologia ocidental.

Zodíaco Sideral

No zodíaco sideral também divide a eclíptica em sectores de 30°. A diferença em relação ao anterior é que neste é usada a posição das estrelas fixas e, por isso, inicia no ponto em que o Sol entra na constelação de Carneiro.

O zodíaco sideral é usado na astrologia védica, a astrologia praticada desde há vários milénios na Índia e que sofreu muito menos alterações do que a astrologia ocidental.

Precessão dos Equinócios

A diferença entre estes dois zodíacos é consequência da precessão dos equinócios, um movimento do planeta terra (parecido com o movimento de um pião a girar com o eixo a formar um cone) que faz com que a cada ano, no momento do equinócio de Março, o Sol esteja no ponto ligeiramente diferente do ano anterior.

Este é um movimento muito subtil e o seu ciclo é de cerca de 26.000 anos, mais ou menos 1° a cada 72 anos.

Neste momento o desfasamento entre o zodíaco tropical e o zodíaco sideral, conhecida como ayanamsa, é de 24°.

Zodíaco Astronómico

Por último, o zodíaco astronómico é a divisão da faixa eclíptica considerando as fronteiras das constelações.

​Dependendo do tamanho da constelação, cada uma pode ocupar uma faixa maior ou menor do que os 30° certinhos dos outros zodíacos, sendo Escorpião a mais curta com cerca 7° e Virgem a mais larga, cerca de 45°.

O zodíaco astronómico também inclui o tal do décimo terceiro signo, Ofiúco ou Serpentário, que ocupa a eclíptica entre Escorpião e Sagitário.
0 Comentários
<<Anterior
    Apoiar o meu trabalho:​

    Categorias

    Tudo
    Aprender Astrologia
    Aquário
    Balança
    Capricórnio
    Caranguejo
    Carneiro
    Eclipse
    Escorpião
    Gémeos
    Leão
    Lua Cheia
    Lua Nova
    Lunação
    Opinião
    Partilha
    Peixes
    Sagitário
    Touro
    Virgem

    Arquivo

    Março 2023
    Fevereiro 2023
    Janeiro 2023
    Dezembro 2022
    Novembro 2022
    Outubro 2022
    Setembro 2022
    Agosto 2022
    Julho 2022
    Junho 2022
    Maio 2022
    Abril 2022
    Março 2022
    Janeiro 2022
    Dezembro 2021
    Novembro 2021
    Outubro 2021
    Setembro 2021
    Agosto 2021
    Julho 2021
    Junho 2021
    Março 2021
    Fevereiro 2021
    Janeiro 2021
    Dezembro 2020
    Novembro 2020
    Outubro 2020
    Setembro 2020
    Agosto 2020
    Julho 2020
    Junho 2020
    Maio 2020
    Abril 2020
    Março 2020
    Fevereiro 2020
    Janeiro 2020
    Dezembro 2019
    Outubro 2019
    Setembro 2019
    Agosto 2019
    Julho 2019
    Junho 2019
    Maio 2019
    Abril 2019
    Fevereiro 2019
    Setembro 2018
    Agosto 2018
    Julho 2018
    Junho 2018
    Maio 2018
    Abril 2018
    Março 2018
    Fevereiro 2018
    Janeiro 2018
    Dezembro 2017
    Novembro 2017
    Outubro 2017
    Junho 2017
    Maio 2017
    Abril 2017
    Março 2017
    Janeiro 2017
    Dezembro 2016
    Novembro 2016
    Outubro 2016
    Setembro 2016
    Agosto 2016
    Julho 2016
    Junho 2016
    Maio 2016
    Abril 2016
    Março 2016
    Fevereiro 2016
    Janeiro 2016
    Novembro 2015
    Outubro 2015
    Setembro 2015
    Agosto 2015
    Julho 2015

    Feed RSS

© 2013 - 2022 Bárbara Bonvalot - Todos os direitos reservados
© 2013 - 2022 Bárbara Bonvalot - All rights reserved
  • início
  • home
  • sobre
  • about
  • consulta
  • consultation
  • aprender
    • aula planetas benéficos & planetas maléficos
    • curso de astrologia
    • oficinas astrológicas
    • masterclass casas de signo inteiro
  • blog
  • contos de fadas
    • a esperta filha do camponês: balança
    • a gata borralheira: virgem
    • o fato novo do imperador: leão
    • a branca de neve: caranguejo
    • o polegarzinho: gémeos
    • joão e maria: touro
    • joão de ferro: carneiro
    • a sereiazinha: peixes
    • o patinho feio: aquário
    • a bela e o monstro: capricórnio
    • o alfaiatezinho valente: sagitário
    • o capuchinho vermelho: escorpião
    • a astrologia dos contos de fadas
  • livro
  • testemunhos
  • contactos
  • contact me