
Diz-se que “a palavra é de prata e o silêncio é de ouro” e agora é especialmente importante termos em atenção aquilo que dizemos e não deixar que a precipitação nos faça falar coisas das quais nos podemos arrepender mais tarde. A comunicação é poderosa e deve ser usada para transmitirmos aos outros o que é realmente verdadeiro para nós, com a consciência de que cada um tem a sua própria verdade.
No entanto, verdade, idealização e realidade nem sempre estão alinhadas e é importante revermos as nossas convicções, olhá-las sob outros pontos de vista e perceber que, provavelmente, somos mais do que apenas uma ideia, uma certeza, uma crença ou um ideal. Somos seres múltiplos, com diversas facetas que, muitas vezes, são incongruentes e antagónicas. O trabalho de cada um é aprender a integrar os opostos e as incompatibilidades que carrega dentro de si, de maneira a tornar mais construtiva e mais produtiva a sua vida e, por consequência, o mundo que todos habitamos.
Os desafios chegam dos sítios mais inesperados e nos momentos menos oportunos. Nestas alturas a resposta é respirar fundo e contar até dez. Durante a contagem, podemos aproveitar para sentir o contacto dos nossos pés com o chão, o ar a entrar e a sair dos pulmões e a passar pelas narinas. Se conseguirmos, podemos ainda agradecer à vida por nos dar estes momentos de crescimento e de aprendizagem, "Obrigada por me segurares. Obrigada por me amares mais do que eu sei."