Hoje, dia 20 de Março de 2015, cerca das 9h da manhã em Portugal e das 6h da manhã no Brasil, temos uma Lua Nova que é também um eclipse solar total. Este encontro perfeito da Lua com o Sol acontece precisamente no finzinho do zodíaco, no último grau do último signo, Peixes, e traz consigo a frescura de um mergulho no oceano, que nos limpa e revigora. Três dias antes deu-se a última de sete quadraturas entre Urano em Carneiro e Plutão em Capricórnio. A primeira foi em Junho de 2012 e desde então já aconteceram tantas coisas que mais parece ter sido outra vida. Tenta recordar-te de como era a tua realidade, lá atrás, no início de 2012. Quem eras tu? Que pessoas te rodeavam? Estavas num relacionamento ou sozinho? Onde é que vivias? Qual era o teu trabalho? Em que é que acreditavas? Depois pensa qual foi a primeira mudança. Pode ter sido pequena e tu ainda acreditaste que tudo voltaria ao normal, mas depois vieram outras mudanças, algumas bem profundas e até inevitáveis.
Urano entrou em Carneiro em 2011 e neste signo ele pede inovação e genuinidade, pede para assumirmos a nossa individualidade, por muito diferente e estranha que ela nos pareça; ele pede mudanças rápidas e cortes radicais. Por seu lado, Plutão em Capricórnio, desde 2008, diz que não é possível inovar sem renovar e arrasa as nossas estruturas, queima o chão onde assentámos a nossa segurança, deixando-nos sem nada a perder, sem desculpas para podermos voltar atrás. Agora, pensa em todos os desafios e todas as aprendizagens que estes anos te trouxeram. Que comportamentos e atitudes deixaste para trás? Quais foram os passos que deste em direcção à tua essência, à tua verdade? Tudo está diferente do que era há três anos e, se ainda estás à espera que as coisas voltem ao “normal”, podes aproveitar os próximos seis meses para te despedires do “normal” e começar a dar as boas-vindas à tua nova vida.
A tensão entre os dois colossos está a ser radicalmente transformadora, tanto individual quanto colectivamente. Mas, como seres humanos, podemos sempre escolher entre resistir e tornar o processo mais difícil e doloroso, ou aceitar e seguir em frente, diferenciando-nos dos outros pela nossa autenticidade e eliminando das nossas vidas tudo o que já esgotou a sua utilidade e não nos ajuda a crescer.
Neste eclipse, a quadratura Urano/ Plutão está ainda bastante forte no céu e Marte afasta-se da conjunção com Urano que, por sua vez, está conjunto ao Nodo Sul. Individualidade não é o mesmo que individualismo ou egoísmo e é necessário largar zangas e raivas antigas que ainda nos fazem reagir e nos impedem de agir em liberdade e consciência. Só assim vamos conseguir encontrar o caminho do meio, da acção equilibrada e da justa medida. Vénus, regente do Nodo Norte, em Touro recorda-nos da importância de encontrarmos a tranquilidade no meio do tufão, fazendo os ajustes necessários para nos adaptarmos à nova realidade.
Júpiter retrógrado em Leão em trígono a Urano lembra-nos que a sorte é dos audazes e a maior audácia de sempre é sermos autênticos, espontâneos e honestos. Os sonhos, a imaginação e a intuição estão favorecidos com Mercúrio e Neptuno de mãos dadas em Peixes. Mas a quadratura que fazem com Saturno retrógrado em Sagitário obriga a que apoiemos as nossas fantasias na firmeza dos nossos valores, construindo a nossa realidade em coerência com a nossa verdade interior. Este trabalho será tanto mais fácil quanto maior for a nossa fé e a nossa confiança na vida.
O eclipse desta Lua Nova em Peixes oferece-te, se assim o escolheres, a possibilidade de dissolveres nas águas do seu oceano as dúvidas, os bloqueios e os medos que te impedem de crescer e de amar tudo o que tu és, abrindo assim espaço para deixar brilhar o Amor universal que existe em cada um de nós. Alguns minutos depois, a Lua entra Carneiro e, passadas algumas horas, é a vez de o Sol ingressar no mesmo signo, marcando o equinócio (da Primavera para uns, do Outono para outros) e abrindo um novo ano astrológico com a frescura e a magia de todos os inícios.
O passado ficou lá atrás e hoje é o primeiro dia do resto da tua vida. Quem é que escolhes ser daqui para a frente?